História
Um pouco de nossa história...
No final de 1800, minha bisavó Gabriella vivia na cidade d'O Porto com 9 filhos que adoravam bolos. Para ajuda-la a "controlar" todas essas crianças, havia uma "nanny", uma governanta inglesa. Foi essa senhora quem introduziu o "fruit cake" em nossa família: um bolo feito com frutas cristalizadas, vinho do porto, rapadura ralada e especiarias.

Ano de 1986, decidi dar uma virada na vida, deixando um escritório em que trabalhava com projetos de design e ergonomia e mudando para Campos do Jordão. Iniciei a produção do LenzCake, numa receita adaptada da original da família, um bolo sem conservantes, de longa duração: o tempo aprimora seu sabor único. O bolo tornou-se ótimo presente para ser dado ou recebido.

A tradição das mulheres cozinheiras da família continuou latente e decidi aproveitar uma pequena produção de framboesa em nosso sítio para confeccionar geleia. Evoluindo, produzimos geleias de amora, com a plantação de nosso vizinho, uma tradicional marmalade de laranja, arriscamos na geleia de tomate; plantamos ameixeiras e trabalhamos seus frutos em geleias e doces.

Procuro sempre olhar à volta, pesquisando matéria prima e inspiração. Dessa pesquisa vieram muitos doces, como um o "passion spyce", um doce de maracujá e um especial bolo de castanha da Mantiqueira, tipo portuguesa, sem glúten. Clientes em visita à nossa pequena lojinha no sitio perguntavam por cafezinho ou chá. Disso, em 1996, um pequeno café, com 4 mesas foi organizado para servirmos nossos cookies, com chocolate quente (uma exclusiva receita tradicional) e o famoso Café Globinho. Senti necessidade de mais conhecimento para o próximo passo e, entre 1999 e 2001, fui estudar e trabalhar nos Estados Unidos, com a intenção de abrir um restaurante por aqui.

Tendo em mente a natureza que nos rodeia, cultivei novos produtos, como a linha de bolos personalizados "Cake&Art" com flores de açúcar ou de chocolate e folhas de chocolate. Dentro de nossa linha de produção surgiram artistas que desenvolvem sonhos e expectativas com temas diversos, especialmente da Natureza. Foi assim que desenvolvemos nosso "Bolo Hortência", uma autêntica lembrança de Campos do Jordão.

No restaurante, toda a equipe desenvolve pratos seguindo a cozinha europeia, com pouco açúcar e muita fruta., lembrando sempre do entorno, analisando os desejos dos clientes e a matéria prima do terroir de Campos do Jordão e região. Além das frutas vermelhas, usamos capim limão, castanha da Mantiqueira, arroz preto, trutas, pinhão, ervas de nossa horta, carinho e dedicação.

As crianças solicitaram uma atenção especial e decidimos apresentar como vivem alguns animais de sitio, no LenZoo. Elas vieram conviver com os carneiros, uma mini vaca com seu mini touro, pôneis, cabra, 3 porquinhos (em suas casas de palha, madeira e alvenaria), coelhos, tartaruga, peixes, passarinhos de cativeiro (que atraem os soltos na natureza), gansos exóticos e sinaleiro, perus, pavões, faisões, galinhas, galinhas e galinhas.

Passados quase 30 anos, fico feliz em poder ter nossos clientes amigos caminhando pelo sítio, acompanhando a grande queda d'água da Cachoeira do Gavião Gonzaga; de nosso mirante admirando a vista do Vale do Lageado até as montanhas de Minas Gerais; degustando água natural de nossas fontes; fazendo novos amigos e absorvendo a Natureza.

Eliana Lenz
Verão 2013